Terra Carros
A BMW informou que está investindo em uma série de tecnologias que aproveitam o calor gerado pelo motor para reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes. Segundo a empresa alemã, em média, apenas 1/3 da energia gerada na queima do combustível é utilizada para mover o veículo. Os outros 2/3 são expelidos em forma de calor pelo sistema de escape e radiador do veículo.
Uma das formas que os engenheiros da montadora estão desenvolvendo para aproveitar melhor o combustível é evitar que o motor esfrie, uma vez que, segundo a BMW, cada grau celsius a mais de diferença entre a temperatura do motor e o ambiente diminui o consumo de combustível em 0,2%. Tal método (que causa estranhamento, uma vez que estamos habituados a evitar o superaquecimento do motor) inclui novos componentes e placas isolantes que cobrem o bloco do motor.
Outro método de aproveitamento da queima do combustível é a utilização da alta temperatura do sistema de escape – que gira em torno de 300º a 900º celsius – com um gerador termoelétrico, diminuindo a exigência do alternador, que, por conta do atrito de sua correia, diminui a potência do motor. A economia de combustível com esse sistema pode atingir 2% dependendo de variáveis como a quantidade de sistemas eletrônicos que o modelo utilizar.
O terceiro método divulgado pela BMW também visa a utilização da alta temperatura do escape para aquecer o câmbio, que ao atingir a sua temperatura de trabalho em menor tempo aumenta a vida útil e diminui o consumo de combustível por conta do menor atrito. Também é cogitada a possibilidade de conectar condutores no escapamento para aquecer o interior do veículo em locais frios, dispensando a utilização do climatizador.
A empresa visa também aumentar a temperatura de trabalho de seus propulsores movidos a diesel para gerar maior potência, além de poder utilizar o calor concentrado no sistema de escape.
Fonte : (Terra Carros/Márcio Murta) | www.carroonline.terra.com.br
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